Quem sou eu

Minha foto
Economista, Administrador, Analista de Sistemas e Pensador (forcei). Meu suporte está em Deus que me elegeu na eternidade como Seu filho sem nenhum mérito para mim, na minha esposa Verônica e meus filhos, os manos Accete, Raphael, Philipi e Victor. Amo a Deus sobre tudo. Mas não posso esquecer que sou Flamengo e tenho duas negas chamadas Penelope e Joaquina, a galega doida Lara Croft e a mulambo de estopa, Cocada.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

VAI TER COPA E EU VOU TORCER



Não há mais dúvida, vai ter copa sim. E eu como brasileiro, vou torcer, pelo Brasil, quero o Brasil campeão.

Porém isso não fecha meus olhos para questões óbvias, a despeito de nossa GovernAnta, querer ressuscitar o bordões da ditadura militar, associando futebol e política. Aliás, associação de futebol e política só serve, e serviu, a beneficiar os políticos e malfadar o futebol.

Falando primeiro de futebol, não sou fã do Felipão, o qual conheço desde que era apenas Luis Felipe, um zagueiro botinudo e desleal jogando pelo CSA/Al, pelo contrário, não acho que seu jeito de conduzir o futebol seja benéfico, nem tampouco ético e honesto. 

Sobre a seleção em si, vi muita gente comemorando como bom o fato da convocação não ter polêmicas, eu, pelo contrário acho isso péssimo, significa que só temos isso aí mesmo, e olhe lá, dê-se por satisfeito. Preferia quando discutíamos se devíamos ter como cabeça de área Falcão, Batista, Andrade ou Toninho Cerezo. Mas vamos lá, em se tratando de futebol, mesmo os menos empolgados como eu, torceremos pela seleção. Confesso que tivesse um jogo de juniores do Flamengo no mesmo horário eu iria assistir o jogo do Flamengo. Mas isso é outro papo.

Mas também, não estou na turma dos que acham que os que preferem que o Brasil perca devem ser extraditados para um Gulag na Sibéria. Cada um com seu cada um. Não vejo a seleção, discordando de Nelson Rodrigues, como a pátria de chuteiras, se o Brasil perder, não mudará muito meu humor.

E isso nos leva a segunda questão, a tentativa de nossa PresidAnta, em associar aqueles que protestam contra os absurdos do seu governo a um pessoal não patriota que deseja sempre o mal do Brasil, incluindo aí a Seleção de Futebol.

Não minha senhora, não é assim, os que protestam, reclamam exatamente do uso do futebol com fins eleitoreiros e a corrupção e desmandos que grassam no governo da senhora. É bobagem afirmar que o dinheiro gasto na copa resolveria os problemas do Brasil. Foram R$ 30 bilhões, isso dividido pelos 200 milhões de brasileiros, daria R$ 150 por pessoa, ou seja, não é esse o problema, nem mesmo se distribuíssemos pelos Bolsas-Famílias seria grande coisa, R$ 2.000 por Bolsa.

O que se questiona é a prioridade dada por este governo da senhora ao evento, e apenas na construção das Arenas (aliás essa nova nomenclatura é uma das coisas mais chatas que existem na imprensa), o fato das mesmas terem absorvido dinheiro público, de várias delas virarem elefantes brancos após a copa, estádios construídos em locais onde nem há futebol de relevância.

O que se crítica é que nenhum grande legado se deixará de fato a população brasileira. Apenas empreiteiras e sabe-se lá mais quem na obscuridade se beneficiaram da Copa das Copas. Claro a FIFA também.

Uma das coisas que vejo como boas, é que percebo a população em geral, inclusive a classe menos esclarecida, começando a separar as duas coisas, pelo menos em boa parte, mesmo na maioria.

E é isso que devemos fazer, torcer pela seleção, de acordo com seu amor por futebol e pela seleção, protestar sim, pelos desmandos deste governo, receber bem os que nos visitam, sem no entanto esconder nossas mazelas.

Em outras palavras, aprender um pouco sobre cidadania. E lá, no ainda aparentemente distante outubro, votar conscientemente e tirar do poder aqueles que tentam transformar o Brasil em mais uma republiqueta bolivariana.

Não me acanho de cantar, como cantei em outros momentos:

200 milhões em ação
Prá frente Brasil
Salve a Seleção

E isso não me faz um alienado.

Ao mesmo tempo faço questão de gritar

Fora Dilma e leva o PT com voce.

E isso me faz apenas mais um brasileiro, nem inimigo da pátria dona GovernAnta.

Nenhum comentário: