Quem sou eu

Minha foto
Economista, Administrador, Analista de Sistemas e Pensador (forcei). Meu suporte está em Deus que me elegeu na eternidade como Seu filho sem nenhum mérito para mim, na minha esposa Verônica e meus filhos, os manos Accete, Raphael, Philipi e Victor. Amo a Deus sobre tudo. Mas não posso esquecer que sou Flamengo e tenho duas negas chamadas Penelope e Joaquina, a galega doida Lara Croft e a mulambo de estopa, Cocada.

terça-feira, 29 de abril de 2014

GESTOR E PROTEÇÃO




Vemos muitas postagens sobre liderança, sobretudo as que falam de inspirar, elogiar etc. Queria no entanto abordar uma questão que muitas poucas vezes vi serem abordadas.

A PROTEÇÃO.

Sempre entendi que um dos papéis dos gestores é servir um pouco como como guarda-chuva ou pára-raios em relação ao seu pessoal. Não, não estou falando em acobertar a incompetência ou a indisciplina. 

Estou falando de absorver e filtrando, amortecer as cobranças externas ao setor. E principalmente saber qual o peso do seu papel, de sua atuação no que falta ao setor.

Muitos gestores não ofertam aos seus subordinados os recursos necessários a boa realização de sua atividade, mas ao menor sinal de cobrança sobre eles, cobram seus subordinados pela não efetividade do trabalho, como se realizar milagres fizessem parte das competências necessárias. 

E se seus subordinados não compreendem isso, são considerados não resilientes, ou como pessoas que não sabem usar sua criatividade.

Se voce é gestor, quer como executivo contratado ou como acionista, entenda que negar recursos e cobrar resultados é a melhor forma de estressar seu pessoal e expo-los a todo tipo de crítica, e por fim "comprovar" a ineficiência deles.

Assuma seu papel nos resultados e na falta deles, e saiba que uma de suas atribuições é proteger seu pessoal, cobrando-os na medida daquilo que lhes for oferecido como possível.

Nenhum comentário: