Quem sou eu

Minha foto
Economista, Administrador, Analista de Sistemas e Pensador (forcei). Meu suporte está em Deus que me elegeu na eternidade como Seu filho sem nenhum mérito para mim, na minha esposa Verônica e meus filhos, os manos Accete, Raphael, Philipi e Victor. Amo a Deus sobre tudo. Mas não posso esquecer que sou Flamengo e tenho duas negas chamadas Penelope e Joaquina, a galega doida Lara Croft e a mulambo de estopa, Cocada.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Campanha por uma melhor rotulagem

Um assunto completamente diferente que eu trato a seguir.
Descobri-me com diabetes tipo 2 a cerca de 3 anos. 
Considero-me uma pessoa bem esclarecida, e ainda sou casado com uma Nutricionista, o que ajuda bastante na identificação do que posso ou não comer e beber, mas tenho me deparado com algumas situações em que mesmo com esclarecimento é difícil identificar o que podemos ou não ingerir. Imagino que essa mesma dificuldade esteja presente para os portadores de outras questões crônicas tais como pressão alta, alergias, intolerância a determinados alimentos.
Falo de quando se chega às prateleiras de produtos DIETs. É muito complicado identificar por aquelas letras minúsculas se tem ou não substâncias e ingredientes que devemos evitar.
Minha sugestão é que se adotem selos coloridos para cada uma das principais restrições, sei que é impossível cobrir todo o escopo de doenças e restrições, mas poder-se-ia pelo menos adotar para as principais questões tais como colesterol, sal, açúcar, glúten, lactose etc.
Um selinho de cor diferente identificando se o alimento é livre daquele componente. Como falei mesmo esclarecido já tive diversos “enganos” com produtos em prateleiras DIET mas, que escondiam armadilhas perigosas para os que tem como eu restrição alimentar.
Um simples selo azul indicando que é zero açúcar, um selo vermelho indicando que é zero glúten, um selo verde indicando que é zero gordura e por aí iria com uma divulgação massiva certamente traria muito mais tranqüilidade a nós consumidores destes tipos de produtos.
Se você gostou dessa idéia leve-a adiante e sempre que tiver oportunidade defenda-a.

Nenhum comentário: