Quem sou eu

Minha foto
Economista, Administrador, Analista de Sistemas e Pensador (forcei). Meu suporte está em Deus que me elegeu na eternidade como Seu filho sem nenhum mérito para mim, na minha esposa Verônica e meus filhos, os manos Accete, Raphael, Philipi e Victor. Amo a Deus sobre tudo. Mas não posso esquecer que sou Flamengo e tenho duas negas chamadas Penelope e Joaquina, a galega doida Lara Croft e a mulambo de estopa, Cocada.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Orla 3 - A quem interessa?



Recentemente nossa estimada prefeitura iniciou a obra da extensão da Avenida Cardoso de Sá batizada pomposamente de Orla 3.

Faz parte do papel do poder público municipal abrir novas vias de acesso permitindo assim o crescimento da cidade, a melhoria do fluxo do trânsito, facilitando o acesso da população e seu deslocamento pela cidade ou ainda criando espaços de lazer e turismo, de acordo com a prioridade das necessidades, 

Disto isto, urge uma pergunta, a tal da Orla 3 atende a algum dos requerimentos acima?

Permitir o crescimento da cidade? Não. Até mesmo porque Petrolina tem crescido muito mais em direção ao norte e ao oeste, após a 7 de setembro. E mesmo a Orla 2 ainda possui bastante área para construção.

Melhorar o fluxo do trânsito? Não. Mesmo porque ali quase não há tráfego de veículos.

Facilitar o acesso da população? Não. Até porque a tal extensão da avenida, ligará apenas a Orla 2, onde a densidade populacional é pequena ao ocioso porto da cidade. Ou diria alguns, ligará o nada ao lugar nenhum.

Criará Espaços de Lazer? Dificilmente. Mesmo que ali sejam criados quaisquer tipos de equipamentos de lazer, serão ociosos, tente encontrar quantas pessoas tem coragem de caminhar pela Orla 2, suja, mal-cheirosa, mal iluminada e sem qualquer sensação de segurança. E só para quem tem carro. Reza a sensatez que áreas de lazer estejam próximas de onde a população mora.

Ampliará o turismo da cidade? Provavelmente não trará um turista sequer a mais a nossa cidade. Qualquer um que se interesse minimamente pelo assunto sabe que nosso turismo principal é o turismo de negócios. Ou de parentes e amigos dos que aqui vieram morar quando nos visitam. Certamente não se criará um Mega Parque ou qualquer outra atração que aumente o fluxo de turismo na cidade.

Atende as prioridades? Não. Qualquer um pode listar dezenas de vias em bairros centrais da cidade, totalmente habitados, que estão em péssimo estado de conservação quando outrora pavimentadas com asfalto e paralelepípedo, ou mesmo relegadas ao pavimento natural em barro ou areia, esburacadas. Canais de escoamento de águas abertos servindo de criatório de mosquitos, mato e lixo se acumulando.

Já que nenhuma das perguntas acima é respondida afirmativamente. Voltemos a questão inicial, a do título. 

A quem interessa? 

A quem interessa a nossa valorosa prefeitura investir mais de R$ 2 milhões numa obra desnecessária que não atende a população? Ao povo, nós, certamente não interessa.

Talvez provavelmente, em breve alguns poderão se interessar por novos condomínios ali localizados.