Quem sou eu

Minha foto
Economista, Administrador, Analista de Sistemas e Pensador (forcei). Meu suporte está em Deus que me elegeu na eternidade como Seu filho sem nenhum mérito para mim, na minha esposa Verônica e meus filhos, os manos Accete, Raphael, Philipi e Victor. Amo a Deus sobre tudo. Mas não posso esquecer que sou Flamengo e tenho duas negas chamadas Penelope e Joaquina, a galega doida Lara Croft e a mulambo de estopa, Cocada.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Tolice prêt-a-porter



Vamos fazer a exegese de um comentário recebido no FB

"A última coisa que querem é punir. Eles querem dar um golpe, que já está em andamento (15/03 será o gatilho para o golpe), usando exatamente a mesma tática usada na Venezuela. Se lembram ?Globovision sabotando tudo o que o governo fazia, marchas contra a corrupção do governo democraticamente eleito, violência nas marchas, mortes, e por fim o golpe. Na Venezuela, o exército era leal a Chavez e debelou o golpe, aqui no Brasil não teremos a mesma sorte. Infelizmente, depois do golpe, será a hora da criminalização do PT e de qualquer partido de oposição que represente uma possibilidade, ainda que remota, de conquistar as eleições novamente. O PSDB, DEM e PMDB formarão uma governo de coalisão, vão privatizar a Petrobras por um preço de banana, e passaremos por uma crise economica aguda. Dilma não chega ao final do seu mandato. Aqui em SP o clima é de histeria coletivo, que muito me lembra a Alemanha da década de 30. Exterminar é a palavra de ordem repetida sem parar."

Vamos lá

A última coisa que querem é punir. Eles querem dar um golpe, que já está em andamento (15/03 será o gatilho para o golpe)

Ou seja nosso amigo faz uma análise exclusivamente baseada em opinião, não em qualquer fato ou acontecimento registrado. Depois afirma que um golpe está em andamento e que uma determinada data está marcada  para isso. Bem, em geral os golpes de estado quando ocorrem são iniciativa de um grupo com lideranças bem conhecidas e não uma ação vinda de vários setores da sociedade de forma quase espontânea. E tudo dentro da legalidade, assim como foi o caso de Fernando Collor.

Globovision sabotando tudo o que o governo fazia, marchas contra a corrupção do governo democraticamente eleito, violência nas marchas, mortes, e por fim o golpe.

Bem aqui nosso comentarista falta com a veracidade dos fatos, na tentativa de golpe frustrada na Venezuela nos dias que a antecederam não houve esse clamor citado, nem tampouco esse grandes confrontos. Pelo contrário, os confrontos foram posteriores a tentativa de golpe e recrudesceram no atual governo do sucessor Nicolas Maduro. A associaçãoo Globovision com Tv Globo é no mínimo risível, algo como misturar gênero humano com Mané Germano.

Há ainda uma crítica a marchar contra corrupção contra um governo eleito democraticamente. Tendo a achar que nosso comentarista teve esse mesmo laivo de revolta em 1992 quando Lula e boa parte dos que ele vê hoje como ícones referenciais marchavam contra um presidente democraticamente eleito.

"O PSDB, DEM e PMDB formarão uma governo de coalisão, vão privatizar a Petrobras por um preço de banana, e passaremos por uma crise economica aguda."

Quem colocou a Petrobras a preço de banana foi o atual governo. E Não vamos passar por uma crise aguda, já estamos nela. E não esqueçam que o PMDB é aliado do atual governo desde o seu início.

"Dilma não chega ao final do seu mandato. Aqui em SP o clima é de histeria coletivo, que muito me lembra a Alemanha da década de 30."

Ora, ora. Essa tática de chamar desafetos de nazistas é antiga e denota apenas falta de argumento e desconhecimento das ideias por trás do Nazismo. Para citar algumas: Nacionalismo exacerbado, pregação de ódio entre classes, Estatização do controle da produção mesmo que os meios continuassem em poder dos amigos do regime, expropriação de propriedades daqueles que não são amigos do poder, e por aí vai, qualquer coincidência não é mera semelhança.

E sim pode ser que a palavra EXTERMINAR esteja na ordem do dia, assim como se faz com qualquer praga que ameaça o bem estar.

A Culpa é do Diabo




A turma de esquerda adora eleger demônios de estimação para acusar de tudo. Parece até igreja neopentecostal.

Um dos demônios da esquerda é a Revista VEJA​. Segundo eles, uma empresa que usa todo o seu poder para moldar o pensamento do brasileiro, mesmo que ela só atinja pouco mais de 1 mi de exemplares, e se considerarmos que cada revista seja lida por 10 pessoas, teríamos a enormidade de 10 milhões de brasileiros, cerca de 5% da população. Já o blog do Reinaldo Azevedo tem cerca de 4 mi de visualizações mes, dividindo por 30 dias temos cerca de 137 mil acessos diários que mesmo que consideremos que são 137 mil pessoas diferentes teremos 0,07% da população brasileira.

Logo vemos que a penetração de Veja é de fato gingantesca. Dobremos esses números. Teremos menos de 12% dos brasileiros acessando este revista que dita o pensamento nacional.

Gosto de números e fatos, não de argumentos empacotados produzidos nos fornos de uma ideologia fragil que não se sustenta em argumentos sólidos.

Por fim para aqueles empedernidos que ainda acham que a VEJA é uma revista a serviço do PSDB sugiro que dêem uma olhada nas imagens abaixo. E meus amigos, contra fatos não existem argumentos, pelo menos para os sinceros de coração. Não citei eles, mas tem uma do Globo também.







quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Imprensa - O Quarto Poder. Será?



Estou talvez mexendo em vespeiro mas vamos lá.

Tempos atrás fiz uma crítica a dois apresentadores de telejornais e levei algumas pedradas, mas como foram virtuais e não machucam vou voltar ao assunto falando de imprensa, ou mesmo da imprensa.

Edmund Burke, irlandês, advogado que se dedicou ainda a filosofia e a política, cunhou a célebre frase:

A IMPRENSA É O QUARTO PODER.

Certamente tinha em mente uma imprensa atuante que cumpria um papel essencial a democracia informando e opinando independente de uma ideologia dominante e sempre usando um espírito crítico em suas análises dos fatos.

Notem que não usei a palavra imparcial. Por que? Simplesmente não acredito em imparcialidade em quem emite uma opinião, nem tampouco no relato de um fato. Sempre, como faço agora, usamos pressupostos, preconceitos, experiências pessoais, conhecimentos intelectuais quando falamos de ou sobre algo. Mesmo quando contamos a história tendemos a enfatizar os pontos que mais detêm as cores que nos agradam. Mas isso não pode nos levar a agir com desfaçatez e deliberadamente torcermos os fatos, ou deturparmos a verdade, estuprar nossa consciência e a dos outros em nome daquilo que temos como ideologia.

Sobre a história da imprensa e do comportamento correto sugiro que leiam sobre o escândalo Water Gate que constrangeu o presidente americano Richard Nixon a renunciar, e assistam o filme Todos os Homens do Presidente, estrelado por Robert Redford e Dustin Hofman. Quem acompanha a política americana sabe dos posicionamentos assumidos dos dois principais jornais americanos, o Washington Post  e o The New York Times. O POST assumidamente pró republicanos e o NYT assumidamente pró democratas, posturas essas mais marcantes no passado. Pois bem, foi o POST quem investigou a fundo e denunciou o uso da máquina pública no escândalo de espionagem por parte dos republicanos contra o escritório dos democratas no Edifício Water Gate na campanha de reeleição em 1972. O escândalo o levou a renúncia em agosto de 1974, meses depois de ter assumido o segundo mandato. Quem quiser achará farto material na internet sobre o assunto.

Dito isso, volto a nossa situação aqui no Brasil, onde a imprensa pode ser qualquer coisa menos imparcial, e reitero, não acredito em relatos e opiniões imparciais, mas deploro que sejam pusilânimes torcendo fatos, escrevendo ou falando reproduzindo discursos ideológicos como torcedores de baixa categoria pretendentes apenas em colher apoio aos seus ideais, distorcendo e fraudando a ética e mesmo a lógica dos fatos reais.

Semana passada, após hibernar por quase dois meses, a presidente, sim cara imprensa, o termo correto é presidentE e não com A no final, deu uma entrevista de "improviso", como se Dilma falar algo sem ter decorado ou lendo no teleponto fosse possível, dizendo que toda a corrupção até agora apurada na Petrobrás se devia ao fato de que Pedro Barusco não ter sido pego na década de 1990.

“Se em 1996 e 1997 tivessem investigado e tivessem naquele momento punido, nós não teríamos o caso desse funcionário que ficou quase 20 anos praticando atos de corrupção. A impunidade leva a água para o moinho da corrupção.” Dilma Roussef

Ela tentar jogar a culpa nos outros é algo esperado, afinal no melhor estilo Hommer Simpson, o PT sempre usou a tática de Se a culpa é minha eu ponho ela em quem eu quiser. Mas o que nos deixa estupefatos é a falta de reação dos repórteres presentes. 

Nenhum, absolutamente nenhum, rebateu de pronto o argumento fajuto de justificativa da roubalheira da Petrobras.

Se por ideologia ou falta de capacidade não sei, mas falta o mínimo de qualidade a esmagadora maioria dos trabalhadores da imprensa nacional. Qualquer bom jornalista rebateria essa argumentação na hora. Só como sugestão alguns pontos que poderiam ser arguidos:

  • Não houve nenhuma denúncia formal, nem investigação oficial sobre o assunto a época; Isso não quer dizer que não houve desvio.
  • Os valores são muito, mas muito menores do que os valores desviados posteriormente.
  • Mesmo na declaração de Barusco sobre a década de 1990 há qualquer referência a uso dos recursos de forma sistemática para entrega a políticos e partidos, como nos anos posteriores governados pelo PT existiram e existem; 
  • Entendendo-se a lógica de que o roubo no governo Dilma só ocorreu por conta do Barusco não ter sido descoberto e preso em 1998 deduz-se diretamente que se o governo Lula não coibiu os desvios da Petrobras ele tão ou mais culpado do que FHC, ou seria ele um Banana incapaz de qualquer decisão?
São apenas alguns contra argumentos que poderiam ter sido usados. Acho que qualquer criança já no início de sua capacidade cognitiva já poderia formular esses questionamentos. Mas não nossos valorosos repórteres.

Pior ainda que nem mesmo na maioria dos telejornais posteriores a este fato vimos questionamentos. Na GloboNews Leilane Neubarth e Cristiana Lobo se limitaram a mostrar a fala de Dilma e a reação de Aécio Neves como se fossem virgens vestais totalmente inocentes e alheias a realidade. Boechat na Band ignorou solenemente, aliás esse é um capítulo a parte, ontem assisti seu comentário na Band FM sobre esse assunto onde ele falava da necessidade de políticos serem punidos por escândalos na Petrobrás, mas sempre citava dois nomes, FHC e Aécio, durante quase cinco minutos não citou um nome sequer do atual governo. O Bom Dia Brasil está tão mal apresentado que sinto saudades do Renato Machado.


Voce pode defender sua ideologia, mas igonorar o absurdo desta declaração não é mais defender ideologia e sim acreditar que VALE TUDO para ganhar, é deixar-se violentar, mais ainda, pedir e submeter-se a um estupro de consciência. 

Vergonhoso, muito vergonhoso, para uma categoria que é intitulada de quarto poder. 





terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Faço o que digo, já o que faço ... esquece




Toda vez que vejo alguém com essa lenga-lenga de que:

Voce apoiou a ditadura então não pode falar nada agora e só ficar quietinho sentado.

Penso comigo.

Não sou, nem nunca fui a favor da ditadura, mesmo porque quando nasci já estava nela. Considerando que ela terminou há mais de 30 anos, e apenas os com mais de 50 anos viveram de fato sob ela, e apenas os com mais de 60 anos vivenciaram o momento que deu início a tudo,  a maioria fala sem conhecimento de causa, e considerando a capacidade de estudo e análise crítica média do brasileiro duvido muito que consiga ter uma opinião não emprenhada.

Portanto vender a ideia que do nada surgiu uma ditadura contra a democracia no país é conversa fiada, para quem estuda de fato os relatos dos acontecimentos sabe que haviam duas opções de ditadura disponíveis, ganhou a que tinha mais apoio popular e mais força a época. Não digo isso em defesa da ditadura, mas como constatação de fatos. Tudo que foi feito de errado, permanece errado, e nenhuma, absolutamente nenhuma ditadura traz nada de positivo, muito menos quando perduram 35 anos, não é Fidel? A brasileira durou cerca de 15 anos.

Mas, o mais risível de tudo mesmo, é ver pessoinhas que não levantam a voz hoje, nem nunca levantaram a voz contra ditaduras como União Soviética, Cuba, Albânia, e para citar duas modernas, Venezuela e Guiné, por serem amiguinhos do atual projeto de poder, se sentirem no direito de dizer o que alguém pode ou não falar porque lá trás fizeram algo que os desagradou.


Façam-me o favor e fiquem quietinhos sem abrir o bico.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Um Clamor por Honestidade, Humildade e hombridade




Acho que muita gente deveria ter humildade e hombridade de rever seus conceitos. Tenho visto em muita gente uma raiva arraigada aos governos de Collor, Itamar e FHC, não sei se decorrente de terem perdido a eleição seguidas vezes, ou pelo fato das privatizações e abertura de mercado, ou mesmo mudanças em alguns privilégios que existiam, ao ponto de perderem o senso de como é ridícula a defesa do PT.

Olhe que aqui estou considerando a hipótese que o PT se tornou algo sujo, não que ele sempre tenha sido.

O ódio cego destilado por essas pessoas é tão forte, que os levam a assumir posturas absurdas ao, pelo menos em argumentos disfarçados, minimizarem tudo que está acontecendo em nome desse ódio. Sempre apresentando o argumento de que qualquer coisa, mesmo esse estado atual seria melhor do que eleger um candidato do PSBD.

Chega as raias da aberração um conceito como esse. 

Não sou, nem nunca fui fã do PSDB, como liberal, o acho um tanto quanto, por assim dizer, de esquerda, mas não dá para imaginar que essa decisão de preferir a morte a uma ajuda mesmo que mais ou menos, possa vir de um pensamento maduro e sensato.

Sei que tenho incomodado algumas pessoas ao colocar meus pensamentos, mas não posso me furtar a falar o que vejo.

Admitir o erro é uma qualidade, e nada, mais nada mesmo que tenha acontecido anteriormente pode servir de base para aceitar, ou minimizar isso tudo que está aí.

Todas as condições para um impeachment e a cassação do PT estão postas, e nos furtarmos a lutar por isso é sim, mesmo que alguns tentem mentir para si mesmos, assinar um documento concordando com todas essa safadeza.

Isso não é patrulhamento, mas cobrança a realidade, a honestidade.

Estamos num divisor de águas, ou o Brasil de alguma forma inicia um momento de transformação moral e ética, ou ao se manter o atual estado de coisas viramos um faroeste caboclo de vez, onde teremos aqui uma prisão de portas abertas a toda sorte de mal.