Quem sou eu

Minha foto
Economista, Administrador, Analista de Sistemas e Pensador (forcei). Meu suporte está em Deus que me elegeu na eternidade como Seu filho sem nenhum mérito para mim, na minha esposa Verônica e meus filhos, os manos Accete, Raphael, Philipi e Victor. Amo a Deus sobre tudo. Mas não posso esquecer que sou Flamengo e tenho duas negas chamadas Penelope e Joaquina, a galega doida Lara Croft e a mulambo de estopa, Cocada.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O imbecil, O idiota e o direito individual.



Como diria Galvão: "É amigos da Rede Globo" nosso país ainda precisa ter um povo bem mais evoluído.

Dia 13/11/2012, cerca de 19:00, vôo Avianca 6310 de São Paulo para Petrolina, com escalas em Salvador e Recife, o ocorrido se deu na escala de Salvador.

Um resumo rápido para todos entenderem, teve um vôo da Avianca que seria Campo Grande - Brasília - Salvador, que por conveniencia da conpanhia virou Campo Grande - Brasília - Ilhéus - Salvador. Este vôo sofreu uma pane em Ilhéus e fez muita gente perder as conexões em Salvador. Revolta justificada de todos. Os passageiros foram encaixados no nosso vôo o 6310 que vinha de São Paulo para Petrolina/PE

Mas chegando ao fato que quero comentar como ilustração de como nós ZP ainda precisamos nos educar e muito, na hora do embarque do pessoal em Salvador foi um salve-se quem puder, e um rapaz sentou numa cadeira que não era sua, a 9A. O passageiro que tinha direito a 9A, foi sentar-se a 9K. Ao chegar a passageira que tinha direito a poltrona 9K,  e pedir a desocupação, ambos foram jocosos, mal-educados dando como justificativa o cansaço e a forma como foram tratados pela companhia, a senhora com toda razão também ficou irritada e fazia questão do seu assento. A tripulação covardemente fez que não era com eles, só tentando intervir quando a confusão já rolava a quase 15 minutos. 

A essa altura pipocavam gracinhas tipo: "a cadeira é da senhora? leva para casa." e aí é que eu quero tecer meus comentários sobre o ZP. A justificava de ZP para sua atitude era estamos cansados, etc e tal.

O que eu, da minha poltrona selecionada e sentado desde de São Paulo, faço a seguinte leitura. Precisamos aprender muito ainda sobre cidadania. Aquela senhora estava certa. Criou-se uma idéia equivocada que Democracia é a ditadura da maioria sobre a minoria. Me perdoem os imbecis de plantão, mas voces estão enganados, não é nada disso.

A força da democracia nos países que podem realmente bater no peito e se proclamarem democráticos tem muito a ver isso sim com o respeito aos direitos individuais, o berço da democracia moderna, (aprenda meu amiguinho que pensa que é culto) pouco tem a ver com a democracia greco-romana, mesmo porque a democracia lá era para poucos,  e muito a ver com os movimentos libertários da idade média inlcuindo a reforma protestante, o renascentismo e o iluminismo entre ele. 

O fato da maioria achar alguma coisa e por isso definitivamente ser a verdade, tem mais a ver com as ditaduras do que com democracia. Uma ditadura popular é assim mesmo uma ditadura, pensamento que aliás precisa ser aprendido pela maioria dos petistas. Isso na verdade aconteceu na maioria das revoltas que deram origem aos regimes totalitários e de exceção.

Mas o foco aqui é outro.

Usar a justificativa da revolta contra a companhia para espoliar aquela senhora de seu direito é reflexo de como o ZP pensa, primeiro eu, sempre, achando que assim está levando vantagem. Ao mal educado R...., ele não merece ter seu nome aqui divulgado e ficar famoso, junto com seus tres outros amiguinhos igualmente mal educados, digo que voce nada mais é do que um mané, no pior sentido da palavra, visto que onde voce pensa que foi o Gérson, demonstra apenas como nós todos somos passados para trás por vários Gérsons mais poderosos.

Nós, ZP, precisamos entender que o direito individual deve ser respeitado e garantido, só existe sociedade democrática onde a lei e o direito são garantidos.

Quanto aos fatos no vôo Campo Grande a Salvador, digo que, apesar de ser uma fã e cliente recorrente da Avianca, se ela fez o que disseram, a processem, reclamem na ANAC e exijam seus direitos, achar que expoliar os outros é a maneira de resolver nossos prejuízos é o caminho que os poderosos pilhadores preferem em que nós ZP andemos.

Lembro de um dia em que me livrei de atropelar um garotinho em Juazeiro/BA voltando do trabalho e ao frenar e pedir a mulher que acompanhava o garoto, de seus 5 anos que, tivesse mais cuidado ouvi um grito sonoro em minha direção: "Voces tem é que morrer seus pestes". 

Eu nunca tinha visto aquela mulher na vida e certamente nada tenho a ver com a situação miserável dela, já que ao contrário do ZP que estava no voo 6310, em sua maioria, eu já entendi a muito tempo que nada me adianta descontar minhas revoltas pela espoliação que sofro, nos outros que nada tem a ver com o assunto.

Pena que ainda precisemos crescer muito como cidadãos para que possamos um dia efetivamente construir um país em que todos ajam respeitosamente.

Se alguém conseguir equivocadamente achar algo nessas linhas que remetam ao elitismo, posso apenas dizer que voce tem uma boa chance de ser um ZP.

Ah! ZP? É Zé Povinho.