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Economista, Administrador, Analista de Sistemas e Pensador (forcei). Meu suporte está em Deus que me elegeu na eternidade como Seu filho sem nenhum mérito para mim, na minha esposa Verônica e meus filhos, os manos Accete, Raphael, Philipi e Victor. Amo a Deus sobre tudo. Mas não posso esquecer que sou Flamengo e tenho duas negas chamadas Penelope e Joaquina, a galega doida Lara Croft e a mulambo de estopa, Cocada.

quinta-feira, 8 de março de 2012

A EPTTC, a Prefeitura e o disciplinamento do trânsito em Petrolina







Publicado em 05 de março, 2012 no http://blogfolha.com/


Temos visto em Petrolina na atual administração sobretudo de 2011 para cá que o órgão mais atuante é a EPTTC, não que isso seja bom, nem que venha trazendo grandes benefícios a população. Mas de fato é quem mais tem atuado em nossa cidade. Depois daquela sanha de encher a cidade com os taxões, depois retirados por ordem da justiça agora a moda são os quebra-molas.
Não sou contra o disciplinamento do trânsito, mas a maioria das intervenções que têm sido feitas são questionáveis ou realizadas sem o devido cuidado e ao sabor sabe-se lá de quais conveniências.
Quero citar alguns casos:
Sobre estacionamento na rua Joaquim Nabuco é permitido o estacionamento dos dois lados da rua desde o cruzamento com rua Antonio de Santana Filho até a Fernando Góes. Um dos trechos de trânsito mais intenso da cidade em todos os horários. No trecho entre a Fernando Góes e a Tobias Barreto permite-se o estacionamento em um lado. Pois bem: o último trecho entre a Tobias Barreto- a rua que passa por trás dos hospitais, local largo, onde quase não há movimento, é proibido parar nos dois lados, coincidência ou não, essa intervenção foi feita após a inauguração de um estacionamento pago na esquina ao lado CDI.
Nesta mesma região, a alguns dias foi privatizada á área de estacionamento que havia junto ao INSS para este órgão. Experimente ter quelevar alguém de sua família para um atendimento de urgência nos hospitais do local, terá sempre que ir em número de três. Para completar a Rua Crispim de Amorim Coelho que restou como única alternativa para estacionar, é estreita, os carros estacionam dos dois lados e ainda por cima é mão nos dois sentidos, e pelo que sabe virou paraíso para arrombadores de veículos.
Outro trecho onde o trânsito é intenso, a rua é estreita, permite-se estacionar dos dois lados é o trecho de rua que liga a Monsenhor Ângelo Sampaio a rotatória em frente a Cultura Inglesa. A pista marginal da Monsehor Ângelo Sampaio é uma balbúrida em dois trechos, um em frente ao famoso bar da tripa em que cada um para como lhe convém, a outra nas proximidades do Manga Rosa, obrigando a quem passa dirigir em zigue e zague,  e ninguém vê sequer de vez em quando um único agente de trânsito naqueles locais.
Sou a favor da Zona Azul, mas a forma é que equivocada e o sistema não funciona bem.
Até algumas intervenções sensatas são mal feitas. Ao final daquela rua que vai da integração até a garagem da Progresso, foi feita a proibição de se entrar no retorno da Sete de setembro, uma medida até aceitável, porém a opção não está sinalizada e mesmo para quem tem o hábito de ali passar é um tanto quanto complicada, além de obrigar o motorista a transitar por um beco escuro, esburacado e cheio de lama em dias de chuva, sem qualquer sinalização e nenhuma iluminação por trás da própria EPTTC.
Uma intervenção feita pela metade. Uma coisa que nunca entendi em Petrolina é lógica do eixo Souza Filho, Guararapes,  Praça Dom Malan. Porque os veículos que vem da Pacífico da Luz não podem logo descer no trecho de rua que passa em frente aos correios? Evitaria a confusão que é causada no trecho logo após a Caixa por causa do X que os carros têm que fazer.Além disso,  porque aqueles que vem pela Guararapes e querem entrar na Souza Filho não podem fazê-lo logo passando em frente a Narciso. Bastaria colocar um sinal no local, o que poderia servir para eliminar a faixa de pedestre em frente a farmácia Pague Menos, uma das maiores causas de confusão no trânsito no centro de Petrolina.
Espero que a ideia estapafúrdia de tornar a Guararpes mão única tenha sido arquivada, a solução mais sensata é proibir o estacionamento pelo menos no trecho viaduto a Souza Filho, e colocar sinal de pedestre nasfaixas.
Outro trecho extremamente confuso é o da Dr. Júlio de Melo entre a Hyundai e o Monumento da Integração, estacionam-se carros dois dos lados e ainda por cima o trecho é mão para os dois lados.
A ausência de semáforos em cruzamentos complicados é inexplicável.
Citando alguns: Rua Joaquim Nabuco com R. Antonio de Santana Filho, Rua Joaquim Nabuco com a Rua Cel. Amorim, Rua Fernando Góes com Pacífico da Luz.
Na rotatória entre a Integração a Monsenhor Angelo Sampaio porque não colocar semáforos de dois tempos para que quem for frente siga, e passe-se a usar os retornos apenas quem quiser convergir a esquerda? Sem falar da rotatória embaixo do viaduto a qual todos sabem é uma terra de ninguém nos horários de maior movimento.
Por último, a moda atual é colocar quebra-molas na cidade , perdoem-me, coisa de cidade pequena, e ainda por cima muito mal construídos e com localizações pelo menos questionáveis. Porque do novo quebra-mola na Mosenhor Ângelo Sampaio? Será por causa de um acidente recente? A travessia da mesma avenida próximo ao Shopping é bem difícil do que o do local onde estão colocando o quebra-mola atual. Em frente ao Bompreço atrás da banca construíram dois muros que qualquer motorista que não queira danificar seu carro tem que praticamente pará-lo. O mesmo ocorre na integração em frente a um pequeno supermercado onde sequer há uma sinalização
São muitos os casos que tomaríamos muito mais linhas para relatar. Mas o que não sabemos mesmo é o que essa prefeitura quer fazer e porque. Agente de trânsito existe apenas no centro e com o único objetivo de multar quem não telefonar para a Zona Azul e mais nada.