Quem sou eu

Minha foto
Economista, Administrador, Analista de Sistemas e Pensador (forcei). Meu suporte está em Deus que me elegeu na eternidade como Seu filho sem nenhum mérito para mim, na minha esposa Verônica e meus filhos, os manos Accete, Raphael, Philipi e Victor. Amo a Deus sobre tudo. Mas não posso esquecer que sou Flamengo e tenho duas negas chamadas Penelope e Joaquina, a galega doida Lara Croft e a mulambo de estopa, Cocada.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

E NUNCA ANTES NO VILAREJO ...


Pois é nunca antes no nosso querido vilarejo tivemos um presidente tão irresponsável com o que diz. Nunca antes se viu alguém que não perde uma oportunidade de pagar mico com sua veia de falastrão.

Além de não respeitar em nada a liturgia do cargo que ocupa, Lula, demonstra claramente sua idéia de disputa vale-tudo. Não estou falando da agressão tola de jogar um rolo de fita por um manifestante aloprado do PT. Duvido que qualquer líder do PT tenha mandado fazê-lo.

Estou falando da reação de personalidades como Dutra que quase atribuiu o evento ao fato de Serra colocar propositalmente sua cabeça na direção do referido rolo. Idéia de pronto corroborada pela criatura que é candidata do PT.

Mas o pior veio depois o próprio Lula, que já disse que o vídeo de uma pessoa recebendo dinheiro não provava que ela recebeu o dinheiro, teve a desfaçatez, de agora, dizer que nada foi jogado. O nosso representante máximo deveria pelo menos montar uma assessoria que não o fizesse falar tanta besteira e passar repetidamente recibos de ignorância e falta de decoro para com a posição que ocupa.

Há ainda uma questão a ser vista em mais este episódio de falta de caráter do PT, é que eles realmente que acreditam que vale tudo, mais uma vez não falo do rolo de fita, e sim da falta de caráter representados em Dutra, Lula e sua criatura em demonstrar um mínimo de dignidade e que certamente seria algo que traria até simpatia dos outros sobre eles. Um ato simples de falar que não concordam com tal tipo de atitude, pedir desculpas e com isso tentarem demonstrar que não acham que eles podem tudo em nome da sua bandeira, comportando-se como os dirigentes de clubes de futebol que conseguem defender as sandices de suas torcidas organizadas, mesmo sendo estas hediondas em seu proceder.

domingo, 17 de outubro de 2010

E A CRIATURA SE MANIFESTOU...


Antes que alguém tente me processar por preconceito, tudo que está aqui escrito é ficção e qualquer semelhança com o nosso momento político atual é mera semelhança.

Em capítulos anteriores, que ainda não escrevi (George Lucas começou a saga Guerras nas Estrelas pelo episódio IV, porque eu não posso?) professor Lulenstein havia gerado a sua criatura misto de boneca inflável com manequim de vitrine, a qual ninguém sabia direito o que pensava, nem o que queria, já que no primeiro capítulo dessa história só ele falava, e ela passava o tempo todo apenas fazendo comercial de pasta de dente. Mas o povo do vilarejo desconfiado deu sinais claros que havia algo errado e não deixaram que o cientista (!/) e filósofo popular Lulenstein conseguisse seu intento de passar gato por lebre na cara de todo mundo, e assim ele perpetrou a segunda tentativa do seu plano de empurrar goela abaixo sua invenção.

O povo do vilarejo ainda não está a salvo!!!

Para tanto, o professor (!?) Lulenstein imaginou junto com o grupo marketinlandês que o apóia que seria a hora de deixar a criatura se criar por si mesmo. E a criatura então se manifestou...

O produto dos devaneios soberbos que nunca antes nosso vilarejo havia visto se mostrou ainda mais arrogante, agressivo e egoísticamente ensimesmado do que seu criador. Uma publicação do vilarejo, a revista “espia”, mostrou esta semana como a criatura muda de opinião de um dia para o outro, ou mesmo de um local para o outro, ou ainda dependendo da platéia que está ali para ouvi-la. Uma hora é favor, depois é contra, no dia seguinte, veja bem! Não usa boné, depois coloca o boné. Hoje é amiga, amanhã nem conhece.

Como seu criador o professor Lulenstein, ela também não se define sobre nada, principalmente se for algo que lhe seja questionadoe, exija-lhe algum esforço, ou represente a possibilidade de ter que assumir uma posição definida. Enquanto isso num certo embate na terra dos bandeirantes a criatura preferiu buscar uma briga de comadres para desviar o foco sobre sua camaleonice.

A sua incapacidade de expor qualquer coisa que não seja uma agressão ao seu adversário, o Nosferatu, demonstra sua total falta de preparo para liderar o vilarejo como pretende por 8 anos, ou seria o professor que lideraria por trás da criatura.

A revolta do criador e da criatura por se noticiar a verdade no vilarejo seria risível se esta não demonstrasse o caráter autoritário daqueles que se julgam acima do bem e do mal, podendo burlar regras, roubar, subornar, corromper, achacar, extorquir (Teria mais verbos no infinitivo a citar, mas esses já bastam) e se auto-intitularem benfeitores do Zé povinho que deve simplesmente dizer sim senhor a eles, e que esse viés tão admirado por eles no companheiros Chavez e Coca Morales, não fosse perigoso para o pequeno vilarejo.

Ainda bem que deixaram a criatura se manifestar e por si mesmo começar a se perder. O povo mais consciente do vilarejo ainda tem esperança, e torcemos para que na volta ao Globo que eles farão, possam ter a mesma abertura para se mostrarem realmente como são, e não aquela coisa pasteurizada e sem graça conduzida pelo Ken da Barbie no final do primeiro capítulo da minha história. Sim eu sei, ainda não escrevi. Estou esperando um final feliz.

Ps.: Em tempo o PP (Partido Popular) cujo maior expoente é o Rouba mas faz, Maluf, é o mais novo associado do grupo que já tem expoentes como, Jader, Sarney, Collor, Renan, Gedel (deixa eu parar por aqui porque pode ter crianças lendo o texto).

E a corrida continua

Um dia desses escrevi que o primeiro turno se desenvolvia focado em três candidatos que se destacavam. A criatura criada na imaginação do lulismo, a caricatura de nosferatu brasileiro, e Bety, a feia.

Pois é chegamos ao segundo turno desancando todas as previsões e desejos governamentais e institutos de pesquisa. Aliás nem vou falar destes que faz tempo não acertam uma.

E não é que o fiel da balança se tornou nossa querida Marina. Com seus quase 20 milhões de votos é quem pode ajudar a decidir o páreo entre o manequim de vitrine de Lula e a caricatura de Nosferatu.

O Brasil ainda está muito longe de aprender que devemos discutir propostas e votar de acordo com nossa consciência e não tratar nosso candidato como nosso time do coração e votar para ser o vencedor. Por isso nossa Bety, ficou pelo caminho.

Mas vamos ao segundo turno onde todos terão que cortejar justamente ela, Marina, aquela nossa amiga queridinha, simpática, inteligente, muito gente boa, mas que ninguém fica com ela. Mas os dois que sobraram tem que corteja-la. A ti Marina, não acho conveniente fazer-se de difícil, nem de se posicionar em cima do muro. Todos precisamos neste segundo turno, agora sim, decidirmos de forma plebiscitária o que queremos para este país. E é sobre como nunca antes neste país se correu tanto risco de votarmos no fim da ética que queria escrever.

Espero que os eleitores de Marina e ela própria se lembrem como foi tratada por esta invenção de Lula.

Não dá para não reconhecer que o país avançou em muitas questões sociais nos últimos anos. Mas também sabemos que muito do que aconteceu se deve a conseqüência do crescimento da economia mundial e não apenas a um milagre brasileiro. E neste momento também vender a idéia de que sem o PT tudo se acabará é apenas a cara de um farsante messianismo que só cabe no modelito de caudilho autoritário que nosso presidente gosta tanto de cultivar.

Lembremos alguns dos escândalos que estaremos aprovando ao votar na criatura, e que todos nunca antes nesse país tiveram um presidente tão disposto a abafar: José Dirceu e o mensalão em 2005; Antonio Palloci e a tentativa frustrada de incriminar o caseiro em 2006; Os aloprados do PT e a compra de um suposto dossiê com dinheiro público em 2006; Mentira sobre o uso dos cartões corporativos e violação do sigilo fiscal de dona Ruth Cardoso em 2008; Investigação ilegal e arapongagem explicita de adversários políticos do governo na operação Satiagraha em 2008; Interferência direta de Dilma na investigação da Receita Federal sobre a família Sarney em 2009.

O desrespeito do PT e seus membros as instituições é algo aterrador para quem tem consciência de como é importante um ambiente democrático.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

MARINA MORENA

Passado o primeiro turno da disputa presidencial queria falar um pouco daquela que foi o patinho feio do trio líder de pesquisas e que efetivamente participaram da disputa. Me perdoem Plino, Eymael, Zé, Levy, Rui e Ivan, mas vocês já teriam ajudado muito se ficassem em casa, mas democracia é assim mesmo, todos podem ter direito a “aparecer” um pouquinho.

Nosso patinho feio mesmo ficando em terceiro lugar transformou-se num bonito cisne a ser cortejado pelos outros dois lados da disputa.

Já me referi a Marina como aquela nossa amiga de colégio que era simpática, inteligente, muito gente boa, mas com que ninguém queria ficar na festa. Pois agora que a festa do primeiro turno acabou e está chegando o momento da prova, todo mundo a está convidando para participar da equipe que fará o trabalho valendo nota.

Do alto dos seus mais de 16 milhões votos, incluindo o meu, Marina você pode ser o fiel da balança. A autenticidade e coragem que o PV – Partido Verde – tem demonstrado no cenário político brasileiro nos dá ainda esperança que pela via da democracia consigamos levar um dia o Brasil a um patamar respeitável nos aspectos sócio-ambientais.

A seriedade e respeito com que Marina tratou o brasileiro durante a campanha reforçam em nós a idéia de que dá para ser político e estar do lado certo da vida.

Agora nestes pouco mais de 15 dias que faltam para a o segundo turno, tudo se falará para tentar justificar a ida para um lado ou para o outro. Desde lembrar-lhe sua antiga ligação com o PT, como a forma como ela foi enxotada de lá, e ridicularizada pela própria criatura de Lula.

Acredito que quem fechou com o certo no primeiro turno votando em Marina, no segundo turno tenha pelo menos uma certeza, não poder fechar com quem mente, rouba, suborna, viola sigilo, tentar esmagar um humilde caseiro em nome de se manter no poder.

Mas Marina deve não se deixar levar pelo canto das sereias e negociar não cargos , mas uma agenda propositiva levando em consideração os aspectos mais caros que envolvem seu ideário de desenvolvimento com sustentabilidade, desenvolvimento apoiado não em um paternalismo desenxabido, não um desenvolvimento baseado no lucro exorbitante dos bancos, não um desenvolvimento baseado em reformas agrárias que só causam desmatamento descontrolado pela falta de apoio técnico.

Isso não. Marina e aqueles que votaram nela devem buscar em um dos outros dois quem tenha alguma cara de responsabilidade e que tenha a confiança de que o que fala se escreve.

Só não acho, e muito me decepcionaria que, Marina lave suas mãos e fique em cima do muro. Tome partido e cobre deste a quem você apoiar a execução dos compromissos, isso lhe fortalecerá e talvez um dia nós eleitores consigamos entender totalmente que eleição não é um campeonato onde votamos no time que tem chance de vencer e sim nas idéias dos candidatos.

(texto originalmente publicado no jornal Folha do São Francisco)