Quem sou eu

Minha foto
Economista, Administrador, Analista de Sistemas e Pensador (forcei). Meu suporte está em Deus que me elegeu na eternidade como Seu filho sem nenhum mérito para mim, na minha esposa Verônica e meus filhos, os manos Accete, Raphael, Philipi e Victor. Amo a Deus sobre tudo. Mas não posso esquecer que sou Flamengo e tenho duas negas chamadas Penelope e Joaquina, a galega doida Lara Croft e a mulambo de estopa, Cocada.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

TIRIRICA E OS IRMÃOS METRALHA

Na últimas semanas tem rolado uma campanha feroz para impedir que Tiririca seja eleito. Depois que descobriram que ele pode ter mais de 1,5 milhão de votos e com isso arrastar mais 4 deputados do partido nanico ao qual pertence o PR para a cãmara dos deputados. Aliás para quem não sabe o PR em São Paulo está coligado com o PT.
Não pretendo defender o voto em Tiririca, nem em qualquer outro candidato do gênero. No fundo isso tudo não passa de um dos frutos de nossa democracia rastaquera e elitista. Mas antes de termos um ataque de nosso complexo de vira-lata lembremo-nos que na Itália a Cicciolina foi eleita também.
Óbvio que quem vota em figuras do tipo, de forma irresponsável pensa que está usando seu voto como protesto.
Mas queria considerar que acredito ainda ser bem pior do que votar nos Tiriricas da vida, votar em personagens mais do que conhecidos de nossa vida pública. Figurinhas carimbadas, que entra eleição, sai eleição, estão envolvidos com falcatruas. São escândalos e mais escândalos, e estes se perpetuam no poder, ou ainda votar em candidatos que a pouco tempo atrás chamavam estas figuras de corruptos e hoje os chamam de companheiros.
Enquanto os que votam em Tiririca podem em parte ser considerados ingênuos na sua forma de protesto, estes que votam em figuras carimbadas como os Sarneys, os Jaders, os Renans, os Collors, as Idelis, os Roriz etc. , e em seus apoiadores e companheiros não têm sequer a desculpa de serem ingenuos, talvez muito forte , mas a palavra mais aplicada bem poderia ser otários mesmo.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

VOTO NULO, VALE A PENA?

Tem rolado na internet um email, como em outros anos, um incentivo a se votar nulo para que as eleições sejam anuladas e se convoquem outras eleições com outros candidatos.
A informação não procede. Para que a eleição seja anulada há que haver a nulidade da votação e não mais de 50% de votos nulos como o email divulga. Eu não vou aqui explicar a diferença entre nulidade e voto nulo, dêem uma olhada neste site http://visaoemfoco.ativoforum.com/cotidiano-economia-poltica-f2/voto-nulo-anula-eleicao-o-falso-poder-do-voto-nulo-t4185.htm , lá explica legal.
Mas o que quero considerar aqui é que em hipótese alguma os candidatos serão trocados por conta da anulação da eleição e que a maneira correta de agirmos é escolher um candidato que nos pareça realmente mais honesto e bem intencionado que a maioria.
E a afirmação de que nem um atende aos requisitos nos parece covardia de enfrentar efetivamente a questão, sempre temos alternativa.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Neymar facts

1. Quando Deus disse "Que se faça a luz!", Neymar falou: Diga "por favor".

2. Novo hino do Santos: "Agora quem dá bola é o Neymar/Neymar é o novo capitão/Glorioso moicano praiano/O chefão absoluto desse ano"

3. Neymar vai fazer a próxima edição do aprendiz pra demitir todo mundo!

4. O que Neymar e o PT têm em comum? Mesmo errados continuam no poder.

5. Hoje é o Dia Mundial Sem Carro porque o Neymar reclamou do trânsito!

6. Hoje Neymar não treina! Vai dar uma palestra sobre poder e liderança para Barack Obama, Roberto Justus e Eike Batista.

7. Até o Chuck Norris está com medo do Neymar.

8. Neymar jogou um pouco de gelo pra cima, só de molecagem. Guarulhos ainda está se recuperando da chuva de granizo...

9. Se o Neymar participar do Big Brother Brasil e ele for eliminado… quem sai é o Pedro Bial.

10. Dunga foi demitido da seleção para dar espaço para Neymar.

12. Mano Menezes, se não chamar Neymar para a seleção brasileira é o próximo demitido.

13. Sorte do dia: O Neymar ainda não te demitiu.

14. Lula apostou um dedo com Neymar pra ver quem era o homem mais poderoso do Brasil. O resto, todo mundo sabe…

15. Neymar é o único que pode pedir música no Fantástico sem fazer os três gols.

16. Quando você for conversar com o Neymar no MSN, a opção “chamar atenção” estará desativada.

17. Neymar Futebol Clube chama o Capitão Nascimento de 02.

18. Neymar recusou a proposta do Chelsea pq não queria dividir a atenção com a Rainha Elizabeth.

19. 'Quem é esse Zé Ninguém que dá nome ao CT do meu clube?', disse Neymar em seu último treino no CT Rei Pelé.

20. Ontem após a demissão de Dorival Jr. O presidente olhou pro Neymar e disse: "Vamos tesouro, não se misture com essa gentalha".

21. Uma vez tentaram reprovar o Neymar de ano. A diretoria mandou demitir todos os professores e expulsar os alunos do colégio.

22. Neymar pediu um emprego no World Trade Center e foi negado. O resto, todos sabemos...

23. Quem vaiar Neymar será convidado a se retirar do estádio.

24. Se o Neymar perder mais um pênalti ele demite o goleiro adversário.

25. Se Neymar fosse do Flamengo já teriam soltado o Bruno e prendido o delegado.

26. Uma vez o Neymar disse que não gostava do cabelo do Marcelo Tas. O resultado, todos conhecem...

27. Numa disputa de par um ímpar com o espelho, Neymar escolheu ímpar e ganhou.

28. Sorte de amanhã: Neymar não trabalha com você.

29. Neymar comprou um iPhone 4. Três segundos depois, Steve Jobs foi demitido.

30. Foi Neymar quem invadiu o Twitter por não admitir piadinhas com seu nome.

31. Aliás, esta lista não tem o número 11 porque Neymar também não admite piadas com seu número.

32. Neymar desmente a teoria de Galileu e Copérnico: "A Terra gira em torno de mim."

33. Vão anular as eleições esse ano e deixar que Neymar decida quem será o novo presidente.

34. E no sétimo dia, Neymar mandou Deus descansar.

35. Se você substituir o Neymar no Fifa Soccer, o videogame trava.

36. Depois da surra, as últimas palavras do Chuck Norris antes de morrer: "Neymar, I'm your father..."

37. Neymar nasceu no mesmo ano do impeachment do Collor e o povo ainda acha que foram os caras pintadas que o tiraram do poder.

38. O mundo iria acabar em 2012, mas Neymar quer jogar a Copa de 2014 e por isso o fim do mundo foi adiado.

39. Neymar faz gol olímpico no pebolim.

40. Neymar demitiu hoje o Papa do Vaticano. Segundo Neymar quem manda em Santos é ele.

41. Neymar nao liga o chuveiro, fica encarando ele até ele chorar.

42. O Saci Pererê tinha duas pernas, até o seu técnico mandar ele pegar a bola do Neymar e bater um pênalti.

43. Quando Neymar usa óculos escuros é para não ofuscar o Sol com o brilho de seus olhos.

A IPB e as eleições 2010

(comunicado oficial da IPB)

A Igreja Presbiteriana do Brasil, como herdeira da reforma protestante do século XVI, reconhece na soberania de Deus o seu compromisso de ser diferente e fazer a diferença em todos os contextos, inclusive, o político. Atualmente, vivemos um lamentável caos político com denúncias e ataques de toda ordem e em todos os níveis. Como Igreja do Deus vivo, dentre outras ações, é nossa obrigação participar ativamente do processo eleitoral da maneira consciente e com profunda responsabilidade.

Há 151 anos, a Igreja Presbiteriana do Brasil forma cidadãos dignos e habilitados para servir a Deus e à pátria, em todas as circunstâncias. Por isso, vê-se credenciada a apresentar ao povo em geral, especialmente, aos domésticos da fé, irmãos e irmãs, testados e aprovados, que têm recebido de seus pastores testemunho idôneo, de seriedade e responsabilidade no trato das causas públicas, merecendo nosso respeito e máxima consideração.

A Igreja prima pela inviolabilidade da consciência política de seus membros e, portanto, não apóia individual e oficialmente nenhum candidato ou partido político, por isso, não apresentamos nenhum candidato com a intenção de manipular ou induzir as pessoas, impondo-lhes a obrigação de votar nos mesmos. Absolutamente não! Entretanto, cabe à Igreja distinguir os irmãos e irmãs, presbiterianos em plena comunhão, que em atendimento ao mandato cultural, decidiram engajar-se na política partidária, colocando os seus dons e talentos a serviço da sociedade. É assim que os apresentamos, pedindo as orações do povo de Deus, bem como, que seus nomes sejam apreciados no contexto do processo político, sempre lembrando que o direito do voto é intransferível e inegociável e deve expressar a consciência do cristão verdadeiro.

Assim sendo, recomendamos à apreciação dos amados irmãos presbiterianos do Brasil, os nomes abaixo relacionados.*

Certo das orações e consideração dos irmãos, despeço-me.

Do servo,

Rev. Roberto Brasileiro Silva

Presidente do Supremo Concílio Igreja Presbiteriana do Brasil

*Não apresentamos a relação porque não há nenhum candidato relacionado com a IPB nem na Bahia, nem em Pernambuco. Porém considerem efetivamente o nome de pessoas ligadas a igrejas evangélicas de reconhecido ilibado caráter.

sábado, 18 de setembro de 2010

O dia em que Frankenstein, Nosferatu e Betty resolveram disputar um páreo.





Faltam 15 dias para a eleição presidencial. E eis que me vejo numa sinuca de bico. Em quem votar. Temos três personagens principais em mais uma tragicomédia da cena política brasileira.

De trás para frente, na terceira posição vem algo como a nossa amiga, que quando nos perguntam o que achamos dela, dizemos “é bonitinha”. Pois é Marina é legal, é simpática, achamos que seja bem intencionada, honesta, mas ninguém quer ficar com ela. Será como a nossa amiga a futura amiga encalhada. Mas ainda acho que talvez fosse a melhor opção. Mas como ela governaria num país que precisa sempre dos ávidos congressistas do PMDB para governar.

No segundo lugar vem a caricatura de Nosferatu brasileiro, o quase picolé de chuchu, Serra. O cara também até parece ser um político acima da média de qualidade brasileira, mas o pessoal que está com ele é muito incompetente para fazer oposição, ruins de mais da conta de campanha. E acho que meio que alienados do cenário brasileiro. Eles acham que estão fazendo política na câmara dos lordes ingleses. O excesso de fidalguia é inaplicável no país tupiniquim.

Por fim temos quem está em primeiro lugar nas pesquisas, o doutor Victor Lulastein e sua criatura, misto de manequim e boneca inflável. Vemos constantemente a repaginação de imagem de personagens públicos, mas o que fizeram com Dilma foi além dos preceitos éticos e morais da cirurgia plástica. Inclusive acho que a ortodontista dela deveria ser processada, no ato de trocar toda a dentadura dela, colocou uma que a impede de fechar a boca, a coitada ficou parecendo o curinga do Batman. Aliás, acho que descobriram a forma de fazer transmutação, conseguiram passar a personalidade de uma pessoa para o corpo de outra, só assim para entender as mudanças visuais.

E então chegamos ao ponto principal. Dilma continua sendo quem sempre foi apesar das aparências. Assim como Lula e assim como o PT e seus personagens principais.

Ninguém pode estar enganado a respeito disso, pelo menos a classe privilegiada brasileira que teve acesso a educação e tem mentes mais esclarecidas. Infelizmente a grande maioria de nossa população é apenas uma massa similar a um rebanho, que vai tranquilamente atrás de quem oferecer um melhor pasto. Atitude parcialmente justificada pela falta de informação, educação, por terem sido espoliados ao longo do tempo pelos governantes, mas muito também pela nossa forma de enxergar os governantes como uma casta de nobres que ao invés de serem nossos representantes e nos obedecerem, nós os vemos como um ideal de vida, nababos privilegiados e locupletando com o nosso esforço. Outro dia falaremos mais sobre impostos e como você que acha que só os ricos os pagam está muito enganado.

Mas voltando a Lula, Dilma, Dirceu, Gushiken e Cia. Perdoem-me por citar esses nomes. O problema é que eles realmente acreditam que estão acima do bem e do mal. O desprezo deles pelas leis é público e notório. O uso do jogo sujo é liberado para eles que se acreditam salvadores da pátria, Lula tem-se auto intitulado como o grande pai dos pobres, e segundo sua própria definição de que sendo ele o grande benfeitor pode tudo, faltando muito pouco para ser o Big Brother (Não aquela besteira do Bial). Para mim é claro que nosso querido presidente adoraria um terceiro, um quarto, um quinto,..., mandato. Parece óbvio a necessidade movida pela vaidade pessoal de se enxergar como o grande estadista, que não é. Mas não vamos falar da política de relações internacionais brasileiras. Nunca antes esse país foi tão ridicularizado mundialmente nas relações internacionais.

O que realmente me preocupa na iminente hegemonia do PT é que eles realmente se acreditam uma casta acima de qualquer outra e que tudo pode. Mal ou bem Lula conseguiu por seu carisma e esperteza sufocar a sanha radical de algumas figuras de seu partido, sua vaidade é maior do que seu apego aos “companheiros”. E isso nos poupou de algumas coisas nos últimos oito anos. Mas não consigo enxergar na sua criatura nenhum traço que permita imaginar que ela segurará aqueles que querem tornar o Brasil numa “republiqueta social”, democrata assim como as de seus ícones Enver Halil Hoxha e Fidel no passado, e os atuais Chávez e Morales. As idéias de censura e controle são algo arraigado nas mentes “progressistas” (!?) deste pessoal. E mais nem esse aparente bom mocismo ideológico esconde a verdadeira face autoritária e os interesses escusos de se tornarem a nobreza que dita aquilo que a vassalagem precisa.

Como disse, estou numa sinuca de bico. Como resolver esse dilema? Não vou aqui proferir minha escolha pessoal até porque ainda não sei. Mas que gostaria muito de ter mais 30 dias para pensar gostaria e suplico que tenhamos a chance de um segundo turno.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

DIRIGIR EM PETROLINA E JUAZEIRO – UMA AVENTURA E TANTO

Parte 3 – Nós os motoristas

Nos artigos anteriores me referi aos órgãos públicos, mas agora queria falar sobre nós motoristas de carros e motos.

Antes deixem-me contar uma experiência pessoal, quando fui passar minha carteira de B para AB fui obrigado a fazer um daqueles cursos de primeiros socorros e direção defensiva, diga-se de passagem só servem para dar faturamento aos CFCs, não acreditam, vejam, o especializadíssimo instrutor me informou que uma pessoa está sem os sinais vitais quando está desmaiada (I?)

Mas voltemos a qualidade de nossos motoristas e motociclistas, que certamente tem em sua má formação uma grande contribuição dos CFCs e da Ciretran.

Primeiramente temos um problema de educação doméstica mesmo, visto que nossas atitudes dentro de um carro ou em cima de uma moto são reflexo da nossa (falta de) educação e respeito a cidadania. Os motociclistas aqui que me desculpem são a pior parte. Pilotei moto por um ano, todos os meus grandes problemas e sustos foram causados por outros motociclistas, inclusive meu acidente. A falta de respeito a leis básicas de trânsito é enorme. Em Juazeiro contra-mão é algo bastante flexível.

Mas alguns capítulos são necessários aqui. Da forma que as pessoas na região dirigem tão longe do meio-fio é de supor que região exista em cada rua um monstro capaz de morder os pneus quando o carro passa perto. Seta de direção é acessório supérfluo na cidade, e quando usado aumenta ainda mais o perigo, visto que se liga a seta e não se faz a conversão, ou pior liga a seta para um lado e faz a conversão para o outro. Alguém em algum CFC e na Ciretram deveria alertar aos condutores de veículo que ao fazerem uma conversão não estão numa pista de fórmula 1 e que a curva de ter uma angulação próxima de 90 graus para evitar colisões.

Um pouco de educação e boa vontade também seriam bem-vindas no momento de maior fluxo, aguardar na fila e dar a vez a outro ajuda a todos.

Aos motociclistas, acreditem em mim que faço as duas coisas, tanto piloto como dirijo, nem sempre você é visto pelo motorista de um carro, a moto é muito ágil e pode passar do campo de visão de um retrovisor para o outro sem ser percebida, lembre que o pára-choque da moto é você mesmo e depois de quebrado acredite não há nenhum consolo em saber que estava certo.

DIRIGIR EM PETROLINA E JUAZEIRO – UMA AVENTURA E TANTO

PARTE 2 – Os órgãos de trânsito

No artigo anterior tratamos da inoperância das prefeituras. Agora vou falar na falta de ação de nossa querida epTTTTTTTTTc, alías para que tanto “T”?

Até recentemente a única ação deste prestimoso órgão público é colocar guardas escondidos atrás de postes para aplicar multas e ou colocar aqueles infames tachões na ruas para quebrar a suspensão dos carros e derrubar motociclistas.

Aliás alguém mandou retirar tudo, deixaram os buracos e os quebra-mola, na sua maioria mal construídos. Inventaram a zona azul, a qual ao contrário de muitos aprovei como idéia desde de o início, mas eis que a fiscalização se afrouxa de tal forma que basta uma passada rápida pelo centro de Petrolina para ver diversos carros parados sem o ticket. Mas experimente parar 5 minutos na frente de uma farmácia e ver se não aparece um guarda.

Em relação ao fluxo de trânsito algumas medidas simples já podiam ter sido tomadas, por exemplo: Proibir o estacionamento de veículos na Guararapes principalmente no sentido viaduto centro. Na mesma via após o ITAU também. Obrigar que o embarque e desembarque de alunos do Auxiliadora fosse feito apenas pela rua Antonio de Santana Filho. E no Dom Bosco obrigar que o colégio fizesse uma passagem interna para isso pela Joaquim Nabuco.

Porque não inverter o fluxo do início da Souza Filho evitando um trajeto bem maior e diminuindo os cruzamentos? Colocar um semáforo no cruzamento da Pacífico da Luz com a Fernando Góes.

Ouvi falar na construção do terminal de integração lá junto ao CEAPE, uma pergunta leiga, não seria mais sensato fazer este terminal de integração naquele terreno ao lado da Rodoviária, e retirar os ônibus todos do centro, mantendo apenas uma linha circular de integração entre o terminal e as ruas centrais?

Pessoal, faixa de pedestre em esquina, só funciona de tiver semáforo, senão coloquem a faixa no meio do quarteirão.

Petrolina vem crescendo num ritmo absurdo mas os órgãos públicos pouco tem feito para ir dotando a cidade de condições para suportar esse crescimento.

DIRIGIR EM PETROLINA E JUAZEIRO – UMA AVENTURA E TANTO

PARTE 1 – O tormento das estradas

Para todos que tem a necessidade de dirigir um carro nas cidades de Petrolina e Juazeiro a vida tem sido de uma aventura sem tamanho.

Todos devem se sentir como aventureiros sem dúvida alguma, algo próximo de um piloto de rali.

Nossas prefeituras, tem se esmerado em nada fazer para que nossa aventura acabe. Alguém já se deu ao trabalho de tentar achar uma única via de grande fluxo nas duas cidades que não esteja esburacada, ou com o asfalto com grandes desníveis. Falando de Petrolina, Souza Filho, Guararapes, Monsenhor Ângelo Sampaio, Fernando Góes, Joaquim Nabuco, Cardoso de Sá, Pacífico da Luz, Clementino Coelho, aquela que passa por destras dos hospitais, Integração, o entorno do parque, das Nações, Rio Branco Em Juazeiro, Adolfo Viana, Estação (Piranga), Lomando Junior, Epitácio Pessoa. Sem falar no famoso palito de picolé que interliga as duas cidades. E nada disso é conseqüência das últimas chuvas, no caso da Lomanto Junior por onde passo diariamente, tem pelo menos 5 anos que nada é feito. No caso de Petrolina, a prefeitura passada até que tentou algo, mas a omissão da gestão atual associada ao órgão da Compesa mais eficiente, o DEPREDA (DEPARTAMENTO DE PESQUISA E REENGENHARIA DE DESTRUIÇÃO DE AUTOVIAS) tornou se locomover na cidade algo que exige extrema paciência. Parece mesmo que a COMPESA tem funcionários especialmente dedicados a ver onde tem uma via recentemente pavimentada pela prefeitura só para ir lá fazer um buraco. Certa vez ouvi um funcionário graduado da COMPESA falar que eles entregavam a via novamente pavimentada com calçamento. Como seria interessante que esse funcionário caísse com o carro dele num destes buracos tão eficientemente compactados por eles.

São buracos e mais buracos, várias ruas interditadas há meses, enquanto isso temos que ver adesivos nos carros pedindo que deixemos o homem trabalhar, e nós que pensamos que ele tinha sido eleito para assumir a prefeitura, nos enganamos pensando isso, ele tem que continuar atendendo seus pacientes, trabalhando. E até quando inventam algo fazem tudo piorar, vide a obra da rua que passa por trás do Gigo

Enquanto isso na cidade vizinha todos se empenham, se enganam e enganam a população com sonhos mirabolantes de R$ 90 milhões, sem tratar algo que talvez com 5% disso já resolveria.

E ainda temos dois anos.

INCLUSÃO DIGITAL: FIM DE UM APARTHEID TECNOLÓGICO.

(produzido em 08/2009)

O conceito de inclusão digital ou como o termo original em inglês melhor expressa “digital divide” trata de um apartheid social presente em nossos dias principalmente em países em desenvolvimento mas com problemas de prover acesso a toda a população dos benefícios deste desenvolvimento.

Inclusão Digital ou infoinclusão é a democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades.” (Wikipedia)

O incluído digital não é apenas um utilizador de tecnologia, não é aquele que só aprende a usar recursos básicos tais como programas mensageiros, e-mails, ou ler notícias em páginas na internet, o será verdadeiramente um incluso, apenas se conseguir usar a tecnologia como suporte para ações que resultem na melhoria de suas condições de vida.

Incluir digitalmente é mais do que apenas “alfabetizar” a pessoa em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores. O erro de interpretação é comum, porque muita gente acha que incluir digitalmente é colocar computadores na frente das pessoas e apenas ensiná–las a usar Windows e pacotes de escritório. Somente colocar um computador na mão das pessoas ou vendê–lo a um preço menor não é, definitivamente, inclusão digital. É preciso ensiná–las a utilizá–lo em benefício próprio e coletivo.

Mesmo por isso a derrubada dessa divisória digital tem que envolver além da distribuição de computadores em locais de acesso a comunidades carentes, o acesso a internet e o ensino do uso das ferramentas, atrelados a projetos geradores de renda para a comunidade, sem esquecer de uma parcela da população com dificuldades de acesso por deficiências várias quer motoras, visuais, auditivas desenvolvendo projetos de acessabilidade (e-acessability).

A exclusão sócio-econômica desencadeia a exclusão digital ao mesmo tempo que a exclusão digital aprofunda a exclusão sócio-econômica. A inclusão digital deveria ser alvo de políticas públicas através de ações que promovam a inclusão e equiparação de oportunidades a todos os cidadãos. Neste contexto, é preciso levar em conta indivíduos com baixa escolaridade, baixa renda, com limitações físicas e idosos. Uma ação prioritária deveria ser voltada às crianças e jovens, pois constituem a próxima geração.

Um parceiro importante à inclusão digital é a educação. A inclusão digital deve ser parte do processo de ensino de forma a promover a educação continuada. Não é raro hoje em dia termos encontros com educadores totalmente desligados do mundo digital eles mesmos, na sua maioria não por vontade própria mas por falta de condições básicas para o fazê-lo. A educação é um processo e a inclusão digital é um elemento essencial deste processo. Temos assistido eventualmente algumas ações governamentais, geralmente cercadas de um marketing elaborado, como é o costume dos governantes brasileiros, que geralmente se mostram inócuas, sem oferecer qualquer resultado. Computadores em escolas que não tem suporte de eletricidade para usa-los, computadores encaixotados e atrás de grades para não serem roubados, ou ainda sem nenhuma comunicação com a internet, algo impensável hoje em dia.

Embora a ação governamental seja de suma importância, ela deve ter a participação da sociedade quer seja pela cobrança e fiscalização das ações públicas quanto pela ação direta através de ONGs e outros organismos que promovam ações nesse sentido de permitir o acesso das comunidades carentes a Tecnologia da Informação e Comunicação.

Os indivíduos, que por condições de insuficiência de renda, não têm como dispor de computador e linha telefônica em casa, poderiam ter a exclusão atenuada, caso tenham acesso através de empresas, escolas ou centro de cidadãos. Esses recursos destinariam-se prioritariamente àqueles que não têm acesso em suas residências. Vale ressaltar que este tipo de solução tem natureza paliativa. Adicionalmente, poderíamos ainda considerar o uso do software livre em computadores o qual seria sem qualquer custo. Entretanto, deve-se considerar a facilidade de operação, suporte e manutenção existentes. Ademais, há ainda demanda reprimida de usuários de sistemas de telecomunicações, especificamente, o sistema de telefonia fixa que pode e precisa ser expandido a fim de prover a população com esse serviço básico além de permitir que ela tenha acesso a Internet.

O Brasil precisa superar esse atraso se pretende algum dia ser considerada uma nação desenvolvida. Todavia, para que isso é preciso começar imediatamente de fato e não de palavras, os resultados advindos são sempre de longo prazo, contamos em gerações, não se consiguirá nenhum resultado considerável em menos de 15 a 20 anos. Talvez de forma polêmica tenhamos que esquecer os adultos de hoje, já excluídos, para gerar toda uma nova geração de cidadãos digitais daqui a duas décadas. Se não fizermos algo as gerações vindouras continuarão com elevado índice de excluídos.

A inclusão digital é necessária para possibilitar à população, por exemplo, o usufruto dos serviços prestados via Internet. Hoje em dia, ter acesso a Internet significa acesso a um vasto banco de informações e serviços. Este imenso repositório de conteúdo e serviços deve ser utilizado por toda população brasileira. É preciso que o governo, como principal protagonista, assuma o papel de coordenador e atue em conjunto com sociedade civil organizada a fim de assegurar o tripé da inclusão digital.

Sem um empenho completo da sociedade e do governo que só agirá pela cobrança dessa mesma sociedade o abismo social existente será cada vez mais largo de mais dificil de transpor separando os “plugados” dos “desplugados”, gerando dois grupos sociais bem distintos um dos com acesso a informação e serviços de primeira linha e outro vivendo na idade da pedra digital e sendo cada vez mais afrontados por ela.